A economia política do trabalho doméstico não remunerado
controvérsias e perspectivas entro do marxismo
Palavras-chave:
Trabalho doméstico não remunerado, produção doméstica, marxismo feminista, divisão sexual do trabalhoResumo
Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura marxista sobre assistência não remunerada e trabalho doméstico. Foi organizado em três grandes controvérsias: o conceito e a natureza do trabalho doméstico não remunerado, o papel econômico do trabalho doméstico no capitalismo e a distribuição desigual do trabalho doméstico não remunerado dentro das famílias. Literatura recente, debates e autores contemporâneos foram enfatizados, embora algumas obras clássicas relevantes também tenham sido abordadas. Em cada polêmica, as principais ideias, escolas e autores são expostos criticamente, mostrando suas contribuições, limitações e contradições. Ao final, são apresentadas as perspectivas do debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Alberto Duque Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de ser a primeira publicação do trabalho, conforme licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
Os autores podem, separadamente, entrar em acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (por exemplo, colocando-a em um repositório institucional ou publicando-a em um livro), com um reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são incentivados a disseminar seu trabalho eletronicamente (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu próprio site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e mais alta do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso aberto) (em inglés).




















