O capital financeiro em Lenin e suas contribuições para o debate sobre o processo de financeirização contemporâne

Autores

  • Fernando Rocha Junior Leitão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Brasil

Resumo

A hipertofia da esfera financeira no capitalismo recente, em nada muda o mecanismo estrutural do modo de produção capitalista, isto é, a valorização do valor via a extração de mais valia. A ilusão, o encantamento de criação de valor e mais-valia na órbita financeira por meio da atuação do capital portador de juros e do capital fictício é algo falacioso, uma mistificação. O exacerbado grau rentista e parasitário do capitalismo atual, na verdade, reforça o argumento de Lenin sobre o capital financeiro explicitado em sua obra: Imperialismo Fase Superior do Capitalismo. Por isso, ao nosso juízo, uma efetiva compreensão teórica sobre a categoria “capital financeiro” e sua articulação e conexões com as formas de capital portador de juros e capital fictício, podem fornecer pistas que elucidem efetivamente o funcionamento das “engrenagens” utilizadas para produção e reprodução do capital. Pois, como é sabido, hoje mais do que nunca, vicejam a lógica rentista, especulativa e parasitária como regentes da dinâmica de acumulação capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rocha Junior Leitão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Brasil

Pós-doutorado em Andamento na Universidade Nova de Lisboa - Portugal. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, Licenciado em Matemática pelas Faculdades Integradas Teresa Martin, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Concentra suas pesquisas no marco da Crítica à Economia Política com ênfase na Teoria do Valor Trabalho e o Processo de Financeirização da Riqueza. Membro do Conselho Editorial da Revista Critica Marxista - IFCH/UNICAMP, Membro do Conselho Editorial da Revista Novos Temas do Instituto Caio Prado Jr, Membro do Conselho Editorial Externo da Revista Prima Facie do PPGCJ/UFPB, Membro do Conselho Editorial dos Cadernos em Ciências Sociais Aplicadas- UESB, Pesquisador do Núcleo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade ? NETSS- UNICAMP, Pesquisador do Grupo de Estudos de Crítica à Economia Política - GECEP/UFVJM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGTAS) do ICET/UFVJM, Professor Adjunto IV lotado no Departamento de Ciências Econômicas - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucur - UFVJM Campus do Mucuri na Cidade de Teófilo Otoni - M.G. Atualmente leciona nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas e Serviço Social da UFVJM.

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Leitão, F. R. J. (2016). O capital financeiro em Lenin e suas contribuições para o debate sobre o processo de financeirização contemporâne. Cuadernos De Economía Crítica, 3(5), 37- 59. Recuperado de https://www.sociedadeconomiacritica.org/ojs/index.php/cec/article/view/194